sábado, 18 de setembro de 2010

Especial 60 Anos de Televisão!

Há 60 anos, quando muitos leitores nem nascidos eram, iniciava-se em São Paulo, a primeira transmissão de televisão feita no Brasil. Em um texto claro e resumido, vou concluir o que é a ‘TV’.

Muitas negociações fizeram que o latifundiário, Assis Chateaubriand inicia-se a televisão no Brasil. Muito ‘turrão’, pois as autoridades brasileiras não queriam a televisão agora, tiveram que engolir (o cara era na época o maior comunicador do país).

Todos os aparelhos da época tinham sido importados via navios, fabricados pela RCA. Graças a isso, apenas 1 câmera funcionou algumas horas depois da inauguração.

A televisão era feita ao vivo, pois a tecnologia muito conhecida nos dias de hoje, o VT (Videoteipe), era pouco explorada e cara. Com o passar dos anos este conceito foi se deixando de lado.

Até 1953, a Tupi era a única emissora de TV. Porém isto mudou com a chegada do latifundiário dos esportes, Paulo Machado de Carvalho (Não é o que morreu a alguns dias), fundou a TV Record. A emissora tinha uma grade agradável e charmosa. Logo conseguiu audiência e público.

Assim então Durante 7 anos, a televisão seguiu bi polarizada, até chegarmos em 1960 onde iniciava-se as operações da TV Cultura (na época dos mesmos donos da TV Tupi) e da Excelsior (muitos antigos, dizem que o padrão ‘Globo de qualidade’ foi ‘inspirado’ no Excelsior).

A TV Globo é inaugurada, anos mais tarde, a TV Bandeirantes. Chico Anysio, traz para o Brasil o VT, que acaba fazendo o sucesso.

Em 1967, a então líder de audiência, TV Record estoura com os festivais, antes exibidos na Excelsior, graças a eles conhecemos nomes como Gilberto Gil, Chico Buarque, Elis Regina(?), entre outros. A emissora conseguira um recorde histórico, em ‘pontos’ de IBOPE, a emissora na época, conseguia mais de 80 pontos (o que eu hoje é praticamente impossível, devido a mudança de medição do IBOPE) .

A Tupi segue sua caminhada, pela diversificação de público, fazendo ele ser um publico de massa. A Excelsior produz muitas novelas, quase todas fazendo sucesso. Até então a televisão seguia bem. Mas após 1968 , a Band é fundada, tudo muda, pelo regime Militar. As Televisões são censuradas, e as grandes e vitoriosas TVs começam a formar redes, se tornado Rede Record, Rede Tupi e Rede Excelsior. A primeira, nunca teve uma rede organizada, até meados da década de 90. A TV Globo, passa a se chamar Rede Globo, com ela a emissora impulsionada pelo Regime militar (mas isso não os impediu que fossem censurados), passa a emplacar sucessos. A Record não consegue acompanhar o ritmo e acaba se diminuindo. A Tupi não vacilou e tentou fazer concorrência, já a Excelsior, não agüentou e acabou caindo em 1970.

A década de 70, porém foi muito forte para as antigas emissoras, para frente com a Globo. Record, Tupi e Excelsior, não conseguira bater com uma emissora que monopolizava todo horário atingindo a marca de 100% de audiência. Assim então a Excelsior foi fechada pelo regime em 30 de julho de 1970, a Tupi enfrentou a Globo, e conseguiu ameaçar, mas logo suas crises internas começaram a quebrar a emissora. A Record, não era mais a mesma, a emissora teve que se diminuir, devido aos incêndios, que ocorreu, sem contar que Silvio Santos, comprou 50% da emissora, por isso mandava e desmandava, em um de seus mandos, foi acabar com o departamento de Dramaturgia.

A Rede Globo nos apresentava grandes produções de, Janet Clair, Dias Gomes, Walter Negrão e Lauro Cesar Muniz. As novelas acabam sendo o carro-chefe até os dias de hoje, muitas novelas inovaram com temas contemporâneos e sentimentalistas.

Também começa a fazer exportações ao invés de remakes internacionais, muito comuns naquela época(ou seja, eles levavam o texto para outro país, ali se desenvolvia uma nova novela). Boa parte deste período começa a surgir autores como Gilberto Braga, Silvio de Abreu e Manoel Carlos.

Já na Tupi, os desentendimentos entre a Tupi de São Paulo, a do Rio, acabaram balançando as estruturas da emissora. Ambas disputavam tudo o tempo inteiro. Mas vale destacar as novelas de Ivani Ribeiro, que mais tarde tiveram adaptações na Globo mais tarde.

A Record continuava inexpressiva, assim seguiria até 1989.

Começa a surgir redes como Gazeta e CNT

Logo ao chegar na década de 1980, a tupi vai a falência, e teve suas concessões lacradas.

Então um tempo mais tarde o Governo inicia o processo de concessão para os respectivos canais da Tupi e Excelsior. Muita polemica nas concessões, ao final de tudo, Silvio Santos, cria o SBT e Adolpho Bloch a Manchete.

Ambas tem papel expressivo na TV, criando programas populares, que até então eram raros e muito criticados. O SBT, não mostra muito interesse em produzir, entretanto faz uma quantidade expressiva de produções. A Manchete, criara uma grade charmosa, e de muita qualidade, qualidade essa que a levaria bancarrota.

O SBT investiu em produções mexicanas, coisa que seria muito proveitosa para emissora e para a Televisa.

A Televisa era a principal concorrente internacional da Globo. Por diversas vezes tentara algo contar a emissora carioca. No entanto, até onde se sabe, na década de 80 não houve números expressivos das produções mexicanas.

No final da década de 1980, a Record estava acabada, devido as crises que se instaurou na emissora, devido a incêndios etc. Silvio Santos, então dono de 50% emissora, retransmitia tudo do SBT. Paulo Machado resolve vender sua parte, então, começa uma corrida. A Televisa, a Abril, e uma infinidade de grupos tentam comprar a Record, com visão do mercado brasileiro de TV. Porém, Bispo Edir Macedo, da igreja neo-pentecostal Universal do Reino de Deus, compra a emissora, mais tarde sendo dono totalitário da emissora.

Assim chegamos a década de 90, alguns autores se consagram, como Agnaldo Silva e Glória Perez. Porém seriados como Chaves, que marca história na televisão, por ser um seriado simples e inocente, e Carrossel tiram o sono da Globo. Por serem produções da Televisa, Boni até tentou tirar do SBT o contrato, mas a Televisa, sabia qual era a da Globo.

Este episódio mostrou, que se o brasileiro não gostasse de alguma coisa, ele simplesmente mudava de canal.

Isto então, fez com que a Globo sofresse um duro golpe. A Manchete, lançou Pantanal, que conseguira acabar com a audiência global durante sua exibição. Porém a Manchete, mais gastava do que lucrava, isso fez com que a emissora viesse a bancarrota, com programas pífios, e com a grade degrada. Em 1999 a emissora vai a falência dando lugar a RedeTV!.

Enquanto isso, a Record recuperada, contrata Ratinho, que desbanca a novela Torre de Babel, com 40 pontos de audiência.

O SBT consegue a vice-liderança absoluta de audiência, tornado-se um símbolo entre os brasileiros.

Na década de 2000, o país vive o drama, de Laços de Família, que marca a tele-novela brasileira. A Globo emplacava sucesso atrás de sucesso.

Em 2003, a Record se torna a rede mais velha a estar em operação no país, e promete investir. Pouco tempo mais tarde, consegue emplacar grandes novelas, e que renovam o estilo.

Graças a estes investimentos, e o acomodo do SBT na vice-liderança, a Record ultrapassa a emissora, que começam a gerar uma crise interna no SBT.

Os reality shows começam a ganhar mais forças e conquistam o público.

Redes como CNT, Band, Gazeta e RedeTV! se distanciam das demias formando 2 grupos, o Grupo das 3 maiores e o grupo das menores.

A MTV, canal do Grupo Abril, nunca emplacou muito, porém é o primeiro canal 100% de música.
Band, sempre se esconde na briga de audiência, mas quando ameaça vai muito bem.

A RedeTV!, não faz jus a sua concessão, que só emplaca Pânico na TV!.

A Gazeta e a CNT, estão investindo e já se uniram e fizeram muitas coisas juntas.

Atualmente, a televisão brasileira é uma das mais ‘ricas’ do mundo e avançou muito com o HDTV e o 3D. Porém a internet pode ‘roubar’ alguns telespectadores. A TV aberta sofre uma pequena queda no número de audiência, mas nada que não se dê um jeitinho brasileiro. Parabéns Brasil, por 60 anos de seu principal veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário