sábado, 30 de outubro de 2010

Bombeiros encerram buscas e anunciam quatro mortes em desabamento no Rio

Vista geral dos escombros do prédio que desabou
Vista geral dos escombros do prédio que desabou
RIO DE JANEIRO  - Quatro mortos e quinze feridos. Este foi o saldo de um desabamento na manhã deste sábado (30) na Cidade Nova, no Centro do Rio de Janeiro. O Corpo de Bombeiros confirmou no final desta tarde o falecimento de quatro pessoas nos escombros do desabamento do prédio.

De acordo com a assessoria de imprensa dos Bombeiros, quinze pessoas foram socorridas entre os escombros com ferimentos e encaminhadas para o hospital Souza Aguiar.

Inicialmente três pessoas foram liberadas e as outras doze ficaram instaladas no hospital.

De acordo com informações dos moradores, as rachaduras tiveram visibilidade por volta das 7h. Logo depois foram ouvidos recorrentes estalos na estrutura do edifício, cuja estrutura era bastante antiga.
Com receio do desabamento, os moradores começaram a deixar o local. Entretanto, no momento da retirada o edifício desabou, soterrando cerca de 30 pessoas.

Segundo a corporação, duas crianças, uma idosa e uma mulher identificada inicialmente como Antônia, de 44 anos, faleceram no momento do desabamento.

No fim da tarde, o Coronel Pedro Machado, comandante geral do Corpo de Bombeiro afirmou que a busca por corpos estava encerrada. "Entendemos que termina aqui a busca por corpos", revelou.

Pedro Machado ainda informou que os documentos e pertences dos moradores seriam procurados. "Continuamos tentando resgatar os pertences dos moradores para tentar devolvê-los. Isso faz parte da vida deles", disse.

Ao todo, 60 homens do corpo de Bombeiros participaram da ação. Somados a 30 homens da Polícia militar e equipes da Defesa Civil estadual e municipal. Eles utilizaram o auxílio de cães e de uma retroescavadeira.

Defesa Civil já investiga provável causa do desabamento
O secretário de Defesa Civil, Sérgio Cortês descartou a possibilidade de uma explosão ser o motivo do desabamento. De acordo com o Cortês, nenhum morador ouviu qualquer barulho no momento do acidente.

Ele afirmou ainda que o motivo do desabamento deva estar relacionado a estruturas dos imóveis, que são antigos e passaram por obras sem o aval da prefeitura.

Durante o dia, a Defesa Civil foi acionada para averiguar se havia risco de novos desabamentos em outros locais na região.

Os técnicos da instituição já começaram a avaliar as condições do local para definir o motivo do desabamento.

A Defesa Civil ainda realizou um cadastro com 107 pessoas que ficaram desabrigadas com o acidente. De acordo com a prefeitura, a previsão inicial é que dentro de uma semana, as famílias já possam estar inseridos no benefício de R$ 400 por mês.

Os Bombeiros continuam trabalhando no resgate dos documentos e pertences das vítimas. A expectativa é que o processo seja realizado até as 21h.

O REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário