segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Chile vai começar resgate de mineiros à meia-noite desta terça-feira

O trabalho de resgate dos 33 mineiros presos sob a terra na mina San José, em Capiapó, no Chile, vai começar à meia-noite de terça(12) para quarta-feira (13), disse o ministro da Mineração, Laurence Golborno, nesta segunda-feira (11).

Segundo o ministro, já foram iniciados os testes das cápsulas que serão utilizadas para resgatar individualmente os mineiros.

Golborno disse que a cápsula já está a 610 m de profundidade.

Os mineiros presos estão divididos entre o medo e a ansiedade. Muitos dizem temer problemas na cápsula que os levará à superfície. Outros querem sair logo do abrigo, a 700 m de profundidade, onde estão presos desde o último dia 5 de agosto, após uma explosão ter obstruído o acesso à superfície.

Os mineiros deverão subir numa cápsula de 53 cm de diâmetro, num trajeto que irá durar cerca de15 minutos, apesar de toda a operação de saída levar cerca de uma hora para cada mineiro.

Durante todo o percurso de subida serão monitoradas suas condições de saúde e, em caso de emergência, eles poderão se desprender da cápsula de 4 m de extensão criada especialmente para esta operação.

O ministro da Saúde do Chile, Jaime Mañalich, disse que existe a preocupação com a possibilidade de o sangue dos trabalhadores coagulear na subida. Para evitar isso, eles estão tomando Aspirinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário