terça-feira, 26 de outubro de 2010

Série da Band é finalista do Prêmio Esso de Jornalismo

A série "Mulheres - Reféns do Medo", exibida pelo Jornal da Band de 9 a 14 de agosto, é uma das três finalistas do Prêmio Esso de Jornalismo. A sequência de seis reportagens foi realizada pela repórter Marina Machado, com produção de Gisela Bello, edição de imagens de Carlos Rodrigues e edição de Luis Evangelista. O foco de abordagem se resume na violência doméstica e envolve o machismo impregnado na sociedade e os caminhos para as mulheres se defenderem do mal, muitas vezes infiltrado em seu próprio lar.

A grande dificuldade sofrida pela jornalista foi conseguir a declaração de quem sofreu com o problema: "Nós tivemos que insistir com as pessoas, porque mesmo depois de superarem o trauma elas ainda não queriam falar sobre o assunto", afirma Marina Machado. O projeto de apuração e pesquisa foi denso e exigiu um mergulho da equipe no tema. "Constatamos que a mulher não é refém do agressor, mas sim refém do próprio medo".

Um dos grandes méritos das reportagens é a conquista de entrevistas marcantes: com Doca Street, assassino da socialite Ângela Diniz, e Maria da Penha - farmacêutica que se tornou símbolo da violência doméstica ao ajudar a sancionar a lei homônima, que aumentou o rigor das punições às agressões contra a mulher, quando ocorridas no ambiente doméstico ou familiar.

As afiliadas da Band também tiveram papel determinante na realização da série. Parte do material foi elaborado com contribuição de Natal, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Manaus. Marina explica que "a violência no Brasil não é única, mas regionalizada", pois faz referência às culturas predominantes em diversas partes do país. O objetivo principal do trabalho foi a prestação de serviço à sociedade, ao exibir soluções às mulheres que sofrem violência doméstica, assim como informar as vítimas em potencial.

Prêmio Esso de Jornalismo
Foi criado em 1955 visando reconhecer o mérito dos profissionais de imprensa no Brasil em avaliação anual. Ao longo de sua história, recebeu mais de 27 mil inscrições em 14 categorias: 12 de mídia impressa, 1 de telejornal e 1 de fotografia. Neste ano, os vencedores serão divulgados em 18 de novembro em cerimônia no Hotel Copacabana Palace, na cidade do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário