quinta-feira, 4 de novembro de 2010

“Clandestinos” chega para relatar bastidores do sonho de ser artista

FAMOSIDADES
A nova série da Rede Globo, que estreia nesta quinta-feira (4) depois de “A Grande Família”, mistura ficção e realidade. Será impossível o telespectador não se identificar com algum momento da série, já que todos nós tivemos que passar por algum obstáculo um dia para transformar um sonho em vida real. “Clandestinos – O Sonho Começou” gira em torno dos bastidores do mundo do teatro e conta a história de jovens que querem ganhar o universo artístico.

Divulgação/TV Globo
O programa é uma adaptação da peça teatral “Clandestinos”, de João Falcão (foto ao lado), que surgiu através de relatos de pessoas que buscavam em um teste para o teatro o ponto de partida para o sucesso. Ao Famosidades, o autor afirmou que falar deste universo não foi difícil, já que ele próprio passou por momentos semelhantes.

“Eu conheço muito essa situação. Não só porque eu vivi, mas também porque eu conheci muita gente que passou por tudo isso. É muito perrengue mesmo que se passa”, disse Falcão, referindo-se ao caminho percorrido por esses jovens que buscam seu lugar ao sol.

Todo o elenco do espetáculo foi levado para a adaptação na TV. A história contada pelos jovens durante os 90 segundos que tinham para mostrar seu talento durante o teste, foi o que motivou o autor a montar a produção contando suas próprias histórias. “Eu coloquei um site no ar convocando jovens para fazer um teste. Achei que se inscreveriam uns 200, no máximo, mas vieram 3 mil. Eu chamei 400 pessoas de todo o Brasil e fiz os testes em 5 dias”, contou o autor sobre a escala do elenco.

A margem entre o que foi criado e o que foi aproveitado da realidade é muito fina. Tanto que o próprio João emprestou um pouco da sua história para o espetáculo. “A história de fazer o ônibus de hotel é minha”, disse ele sobre uma das cenas protagonizadas por Adelaide, que vai ao ar logo no primeiro capítulo.

Divulgação/TV Globo
Os jovens atores emprestaram não só suas vidas, mas seus próprios nomes para os personagens. É uma maneira de mesclar ainda mais o que é real com o que é ficção. A mineira Adelaide de Castro (foto acima), que aparece logo no primeiro capítulo, contou que passou muitas dificuldades para chegar ao Rio de Janeiro em busca de seu sonho. “Eu vim sem nada. Vim na metade do ano escolar, não tinha dinheiro nenhum”, disse.

Divulgação/TV Globo
Já os protagonistas da série (foto ao lado), Fábio Enriquez – o único que interpreta outro personagem, o próprio autor João Falcão – e Elisa Pinheiro – que faz o papel da produtora da peça criada especialmente para a TV –, confessaram que a ilusão da fama é algo que não os aflige mais. “É tanto perrengue nessa profissão que isso não existe mais”, disse Fábio.

Embora o sonho de ficar famoso não seja algo que esses jovens almejem – pelo menos foi o que eles revelaram –, Fábio confessou que não seria nada mal se pintasse um papel para a novela das 21 horas. “Se pintar, maravilha! As pessoas têm muito essa expectativa de que a gente vai estourar, mas a fama é muito volátil. Daqui a pouco se esquecem de você. O que está em jogo aqui é fazer uma coisa em que você acredita”, explicou Fábio.

Outra participação especial na versão da TV é a de Nanda Costa, que viveu a Soraya em “Viver a Vida”. A atriz foi convidada para o programa e falou sobre sua personagem ao Famosidades. “Eu me identifiquei muito com a história. Eu faço uma personagem que saiu de uma novela das oito, mas que quer fazer o teste mesmo assim”. E acrescentou: “Essa galera é fera. Não tinha essa diferença de quem estava começando.” Fábio Assunção e Denis Carvalho também farão participações especiais já neste primeiro capítulo.

A atração semanal, que terá sete capítulos, tem direção de Flavia Lacerda, direção de núcleo de Guel Arraes e texto e direção geral de João Falcão. E sobre uma versão para a telona, o autor foi otimista. “Tomara que vá. Existe a ideia de cinema e de outras temporadas na cabeça da gente, mas nada de concreto”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário