sábado, 27 de novembro de 2010

Guerra no Rio: O ultimato do coronel Lima Castro


O coronel Lima Castro, relações públicas da Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro, disse neste sábado no Rio de Janeiro que o prazo para que os traficantes do complexo do Alemão se entreguem acaba no fim do dia. Castro diz que a polícia tem equipamentos para subir o morro após o pôr do Sol, mas a decisão é da Secretaria de Segurança Pública.
O relações públicas da Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro, Coronel Lima Castro, afirmou na tarde deste sábado, que a polícia está preparada para uma invasão noturna ao Complexo do Alemão, na zona norte. Segundo Lima Castro, a entrada de policiais e militares depende apenas de uma ordem da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro.
“No momento em que o sol se por, acabou a negociação”, afirmou Lima Castro, acrescentando que as forças policiais possuem superioridade numérica e tática em relação aos bandidos. No momento, óculos de visão noturna estão sendo distribuídos aos policiais que cercam o Complexo do Alemão.
“Temos treinamento e equipamento de visão noturna e estamos preparados para entrar no Complexo há qualquer momento. Só dependemos de uma decisão da Secretaria de Segurança Pública. A noite nos favorece”. Segundo Lima Castro, esta é a última oportunidade que os traficantes têm para entregar. Ele fez um apelo para que parentes dos bandidos convençam seus familiares a se entregarem.
“Entreguem seus filhos, convençam seus filhos a se entregarem. Nós não queremos um banho de sangue”, disse. De acordo com o coronel, a polícia já sabe que os bandidos estão desgastados e não tiveram reposição das armas utilizadas contra os policiais. Neste momento, a inteligência da polícia estima que existam entre 500 e 600 traficantes no interior do Complexo do Alemão e que os mesmos não teriam acesso a água e comida desde que o cerco teve início.
“Tudo é favorável às Forças Armadas. Nós não queremos esse tipo de enfrentamento, mas se formos chamados à guerra, nós responderemos à altura”. Por volta das 19h, o comandante geral da Polícia Militar, Mario Sergio de Brito Duarte, estava reunido com o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, para definir as estratégias de invasão ao Complexo de favelas do Alemão.
Na manhã deste sábado, o comandante já havia dado um ultimato para que os traficantes se entregassem sem resistência e orientou os moradores a se trancarem em casa e evitarem circular pelas ruas. Mario Sergio também determinou que os traficantes saíssem com as mãos para o alto e entregassem suas armas.
¿Não vamos recuar da decisão de pacificar o Rio. Estamos com tudo pronto para fazer o resgate deste território e chegando aos momentos finais para alcançar os traficantes que estão no Alemão¿, afirmou Duarte, que fez um apelo para que os criminosos se rendam. “Eu peço e ordeno para que eles se rendam. Quem quiser se entregar, faça-o agora”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário