terça-feira, 9 de novembro de 2010

A Liga, Mudanças Climáticas é o tema desta terça (09/11)


Principais vilões na emissão de gases
Especialistas e estudiosos tentam alertar a população há tempos sobre o grande vilão da sociedade contemporânea, o aquecimento global. Só no primeiro semestre deste ano, o número de desastres naturais foi maior desde 2003, chegando a 1028 casos.

A população de baixa renda é a mais atingida e sofre com a perda de amigos e parentes nos escombros deixados pelas chuvas. Famílias encontram suas casas destruídas, móveis e eletrodomésticos são perdidos. Isso foi o que aconteceu em Alagoas, Pernambuco, Angra dos Reis e Niterói, algumas das cidades marcadas pelos sintomas do aquecimento global, apenas neste ano.

Na última semana uma forte chuva de granizo atingiu a zona sul de São Paulo e assustou os moradores da região. O tamanho das pedras assustou, fazendo lembrar o que aconteceu na cidade de Guarulhos, onde um temporal com pedras de gelo deixou em pânico os moradores, que acordaram em meio ao caos, com carros e casas danificados.

Com o aumento da temperatura média do planeta, diversos efeitos climáticos naturais estão sendo intensificados, e por isso o aumento de ocorrências de furacões, chuvas fortes e o aumento do nível do mar, como as chamadas “ressacas” nas praias do Brasil.

O último relatório divulgado em 2007 pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), mostrou que há 90% de certeza científica de que o aquecimento global é causado pelas ações humanas.  Por causa dele, processos que levariam mais de 300 anos para acontecer estão ocorrendo em velocidade muito maior.

Os gases responsáveis pelo efeito estufa são como uma espécie de cobertor em torno do planeta, impedem que a radiação solar refletida pela superfície em forma de calor, retorne ao espaço e cabe a ele a responsabilidade maior pelo aumento da temperatura global.

Hoje a China é considerada o país que mais emite gases poluentes no planeta. Mas a produção industrial do mundo inteiro é responsável, junto com as emissões de gases naturais, como um adicional na emissão de gases de efeito estufa. Liberação exagerada de dióxido de carbono, metano, óxido de azoto e os CFCs são como uma bomba no meio ambiente.



Consequências do Efeito Estufa
 - Desequilíbrio no clima. Antes era comum separar as estações do ano como primavera, verão, outono e inverno. Assim, era fácil a adaptação entre o clima de cada estação. Hoje as coisas estão diferentes e é comum que em um mesmo dia, alguém possa sentir, calor intenso e frio, chegando a oscilar mais de 10 graus.

-Com o aumento na temperatura é comum que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando as catástrofes climáticas como os furacões, tufões e ciclones.

- Ondas de calor têm atingido regiões de temperaturas amenas. A cidade de São Paulo, por exemplo, não é mais considerada a terra da garoa, ela esta muito mais quente do que há dez anos. A mudança também ocorreu em diversos países do mundo. Na Europa tem se verificado ondas de intenso calor e números mostram o aumento de mortes de idosos e crianças.

- O derretimento de pedras polares, causadas pelo excesso de calor aumentam o nível de água dos oceanos.  Acredita-se que futuramente ocorra a submersão de muitas cidades litorâneas. O crescimento e surgimento de desertos também é uma consequência do aumento da temperatura, além de provocar a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando o curso normal da natureza.



Importância das árvores contra o aquecimento
A cidade de São Paulo teve o mês de agosto mais seco dos últimos 50 anos, com umidade abaixo dos 30%. Se existissem mais árvores na cidade, este número poderia certamente ser diferente, afinal já é sabido que elas (e toda a natureza) são fundamentais para o equilíbrio do meio ambiente.

Para entender de um modo simples a importância das árvores, os arbustos plantados ao redor das casas protegem do vento e da neve e podem reduzir o gasto necessário em calefação em até 30%. A sombra das árvores refresca as ruas e os estacionamentos.

Estudiosos afirmam que as cidades são como “ilhas de calor”, que costumam registrar entre 5 e 9 graus a mais de temperatura que os locais que possuem árvores ao seu redor. Além de tudo o que foi dito acima, as árvores ainda absorvem o excesso de água das chuvas no solo e evitam ou reduzem a erosão do solo e desabamentos, além da contaminação da água.




Ações que ajudam a contribuir com o meio ambiente
Para reverter os efeitos do aquecimento global, seria preciso reduzir a quantidade de carbono e de outros gases químicos lançados no planeta. Mas isso não depende apenas das indústrias. A população deve ajudar com pequenas atitudes que fazem toda a diferença, com a conscientização de que cada um é responsável por fazer algo em prol da natureza. Saiba como:

- Economizando energia elétrica: não guarde alimentos quentes na geladeira, use lavagem a frio na máquina de lavar, troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes;
- Não use com frequência saquinhos plásticos, e se possível reutilize mais de uma vez, como por exemplo, para lixos domésticos;
- Use sempre materiais de limpeza biodegradáveis;
- Ao comprar produtos de madeira, verifique a origem e exija o selo FSC; o selo verde mais reconhecido em todo o mundo, com presença em mais de 75 países e todos os continentes.
- Peça e ofereça carona, você contribui na diminuição da poluição nos ônibus e carros da cidade.
- Ande de bicicleta.

Fonte: eband.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário