terça-feira, 20 de abril de 2010

"Uma Rosa com Amor", Rede Globo 1972

Autoria: Vicente Sesso
Direção: Walter Campos
Supervisão: Daniel Filho
Período de exibição: 16/10/1972 – 30/06/1973
Horário: 19h
Nº de capítulos: 220

Abertura "Uma Rosa com Amor" 1972


Trama/ Personagens:
Uma rosa com amor foi uma das primeiras novelas da Rede Globo com elementos de comédia romântica, o que se tornaria, mais tarde, a marca do horário das 19h. Serafina Rosa Petrone (Marília Pêra) é uma moça solitária, desastrada e aparentemente sem grandes atrativos físicos, que trabalha duro como secretária e sonha em encontrar o amor da sua vida. Ela mora com os pais – Giovanni (Felipe Carone) e Amália (Lélia Abramo) – e a irmã Terezinha (Nívea Maria), em um cortiço habitado por imigrantes italianos e ameaçado de demolição. Para atenuar a própria carência e fazer parecer aos colegas de trabalho que está sendo cortejada por um admirador, ela envia uma rosa para si mesma, todos os dias.
Na verdade, Serafina alimenta secretamente uma paixão pelo seu chefe, o industrial Claude Antoine Geraldi (Paulo Goulart), e vê sua vida mudar quando, inesperadamente, ele a pede em casamento. Para o seu desapontamento, o que o empresário propõe é um pacto. Estrangeiro em situação ilegal no Brasil, Claude precisa de uma esposa para conseguir concretizar negócios ilícitos da empresa. Em troca da mão de Serafina, ele oferece parte de sua fortuna. Preocupada com a demolição do cortiço e diante da perspectiva de ver família e amigos desamparados, Serafina aceita encenar um falso casamento durante um determinado período, após o qual a união seria desfeita.
Depois de casados, Claude e Serafina passam a morar juntos para reforçar as aparências. O relacionamento entre os dois é tenso e cheio de brigas de gato-e-rato, responsáveis por alguns dos momentos mais divertidos da trama. Serafina se ressente por estar casada com o homem a quem sempre amou, mas que, ironicamente, não a ama. Por isso, ela não permite que o marido a toque. Sua reserva é tamanha que, em determinado momento, para delimitar claramente os domínios de um e outro, ela decide dividir o espaço do apartamento ao meio com uma corda. Claude, por sua vez, começa a perceber, no dia a dia, os encantos ocultos da mulher e, depois de muitas brigas e confusão, acaba se apaixonando por ela.
O romance de Claude e Serafina é o tempo todo ameaçado pelas maldades de Nara Paranhos de Vasconcellos (Yoná Magalhães), mulher rica e arrogante com quem Claude teve um caso no passado. A ex-secretária conta apenas com a ajuda de Terezinha e do melhor amigo, o titereiro Pimpinoni (Grande Otelo).
Uma rosa com amor mostrou também, pela primeira vez na televisão, o romance entre uma mulher madura e um homem mais jovem, através da relação entre a atriz veterana Roberta Vermon (Tônia Carrero) e o seu pupilo, o ator iniciante Sérgio (Marcos Paulo).

curiosidades:
Grande parte do sucesso de Uma rosa com amor pode ser creditado à excelente química entre os atores Paulo Goulart e Marília Pêra, ambos fazendo sua primeira comédia em televisão. Segundo Paulo Goulart, os dois se divertiam muito durante as gravações e freqüentemente não resistiam ao riso. Ele conta que, em cenas românticas, evitava olhar a atriz nos olhos, enquanto ela procurava olhar fixamente para o seu queixo, do contrário os dois começavam a rir.
A partir de abril de 1980, a novela foi reprisada no programa TV Mulher.

trilha sonora:
O tema de abertura da novela – composto por Antônio Carlos, Jocafi e Tavares e interpretado por Kris & Cristina – precisou ser regravado para atender a exigências da Censura Federal, que vetou com a expressão “pega pra capar”. Na nova versão, os autores escreveram: “É um saco sem tamanho nesse velho bafafá”. A versão original, no entanto, já havia sido lançada na primeira edição da trilha sonora.
Além de Uma rosa com amor, tema de abertura, a trilha contava ainda com A rosa, de Moacyr Franco, e Buona Sera Serafina, de Fred Falcão e Arnaldo Medeiros, interpretada pelo ator Felipe Carone.
"chamada, Uma Rosa Com Amor 2010"



"chamada elenco de "Uma Rosa Com Amor"

Nenhum comentário:

Postar um comentário