segunda-feira, 12 de abril de 2010

A Grande Familia - 1972

A Grande Família foi uma série de televisão brasileira produzida pela Rede Globo e exibida entre 26 de outubro de 1972 e 27 de março de 1975, às 21h00, tendo totalizado 112 episódios.



Foi baseada, a princípio, no seriado norte-americano de sucesso All in the Family, tendo sido escrita por Max Nunes, Oduvaldo Viana Filho, Armando Costa e Paulo Pontes, e dirigida por Milton Gonçalves (1972) e por Paulo Afonso Grisolli (1973-1975).

A narrativa dos episódios se concentrava numa família sempre muito unida, que tentava, à sua maneira, sobreviver às dificuldades financeiras e de relacionamento. As críticas sociais eram feitas de forma muito criativa, na tentativa de driblar a censura da época, embora nem sempre fosse possível fugir dos cortes implacáveis dos censores.

Em Março de 1975, a série passou a ser transmitida em cores.



Sinopse
A série originalmente mostra o cotidiano de uma típica família de classe média brasileira: o veterinário Lineu e da dona-de-casa Nenê, moram com seus filhos Tuco, Bebel, casada com Agostinho, Júnior, além do Seu Flor, pai de Nenê. O resultado são confusões hilariantes.

Os temas abordados, voltados para a realidade brasileira atual. Porém, as confusões da família continuam conquistando o público pela identificação com os personagens em seus conflitos e situações familiares típicas das famílias brasileiras.

Produção
Mesmo agradando ao público, o programa não atingia a repercussão esperada pela emissora. Foi então que Paulo Afonso Grisolli assumiu a direção geral do programa, chamando Oduvaldo Viana Filho e Armando Costa para adaptá-lo aos típicos hábitos e costumes brasileiros, abordando assuntos como o alto custo de vida, o desemprego e a falta de perspectivas para os jovens. Para além disso, a família se mudou para um conjunto habitacional do subúrbio, em abril de 1973. O objetivo era aumentar os índices de audiência, que não estavam agradando à Rede Globo, e as mudanças surtiram efeito: em apenas dois meses a audiência do humorístico disparou, vindo finalmente o sucesso popular e a total adesão da crítica ao programa.

Com a morte de Oduvaldo Viana Filho, em 1974, outro autor teatral, Paulo Pontes, assumiu o cargo de redator principal, mas o clima de consternação na equipe foi tão grande que a série foi cancelada no ano seguinte.

Elenco
Jorge Dória - Lineu Silva
Eloísa Mafalda - Nenê (Irene Silva)
Osmar Prado - Júnior
Luiz Armando Queiroz - Tuco (Artur Silva)
Djenane Machado - Bebel (1972)
Maria Cristina Nunes - Bebel (Maria Isabel Silva Carrara) (1973-1975)
Paulo Araújo - Agostinho Carrara
Brandão Filho - Seu Flô (Floriano Silva)

O especial de Natal
Em 22 de dezembro de 1987, a Rede Globo exibiu um especial de Natal com A Grande Família, reunindo todo o elenco original mais convidados especiais. O programa mostrava como estava a família doze anos depois, com o nascimento dos netos de Lineu e Nenê.

Foi escrito por Marcílio Moraes e dirigido por Paulo Afonso Grisolli.

Elenco
Jorge Dória - Lineu Silva
Eloísa Mafalda - Nenê (Irene Silva)
Osmar Prado - Júnior
Luiz Armando Queiroz - Tuco (Artur Silva)
Maria Cristina Nunes - Bebel (Maria Isabel Silva Carrara)
Nuno Leal - Agostinho Carrara
Brandão Filho - Seu Flô (Floriano Silva)
Pedro Cardoso - Namorado de Bebel
Denise Bandeira - Esposa de Júnior
Aída Lerner - Esposa de Tuco

Curiosidades
Denise Bandeira e Aída Leiner interpretaram as esposas de Júnior e Tuco, respectivamente.
O ator Paulo Araújo não aceitou retomar seu personagem, Agostinho, pelo que o papel acabou ficando com Nuno Leal Maia.
Neste especial, a música-tema foi interpretada por Beth Carvalho.
Curiosamente, o ator Pedro Cardoso apareceu no especial como o segundo marido de Bebel que, então, estava separada de Agostinho. Anos depois, Pedro Cardoso foi escolhido para ser o próprio Agostinho na nova versão do seriado.
O programa não teve uma repercussão positiva.

Elencos
1º Elenco
Jorge Dória
Eloísa Mafalda
Osmar Prado
Luiz Armando Queiroz
Djenane Machado
Paulo Araújo
Brandão Filho

2º Elenco
Jorge Dória
Eloísa Mafalda
Osmar Prado
Luiz Armando Queiroz
Paulo Araújo
Brandão Filho
Maria Cristina Nunes

3º Elenco
Jorge Dória
Eloísa Mafalda
Osmar Prado
Luiz Armando Queiroz
Nuno Leal
Brandão Filho
Maria Cristina Nunes
Denise Bandeira
Aída Leiner
Pedro Cardoso

Todos que já passaram pela Grande FamíliaJorge Dória
Eloísa Mafalda
Osmar Prado
Luiz Armando Queiroz
Paulo Araújo
Brandão Filho
Maria Cristina Nunes
Denise Bandeira
Aída Leiner
Pedro Cardoso
Nuno Leal
Djenane Machado
e outros

Curiosidades
Esta foi a primeira comédia de situação (sitcom) exibida pela Rede Globo.
Em sua fase inicial, A Grande Família foi uma versão da série americana All in the Family, porém, para haver uma maior identificação do público com os personagens e, consequentemente, uma melhor audiência, o programa e os personagens foram reformulados, para torná-los tipicamente brasileiros.
O programa foi ao ar todas as quintas - feiras. O primeiro episódio foi transmitido ao vivo. foram produzidos 112 episódios.
A presença do personagem Júnior (Osmar Prado) se justificava em uma necessidade política do autor do seriado, Oduvaldo Viana Filho, o Vianinha, para fazer críticas sociais. por conta disso, era quase sempre censurado, e episódios chegaram a ser proibido de ir ao ar.
Djenane Machado se negou a continuar no segundo ano da série. Disse que não queria ficar marcada pelo seriado. foi então substituída de um episódio para o outro por Maria Cristina Nunes. e durante o episódio não se falou nada da substituição. Apenas um dos personagens disse que ela estava "um pouco diferente"
A primeira versão estreou no mesmo dia que a série Shazan, Xerife & Cia. A série infantil começou às 21 horas e A Grande família às 21:30 horas, ambas com 25 minutos de duração. Depois, Shazam, Xerife & cia mudou de horário e A Grande família passou a ter 45 minutos e a começar às 21 horas.
Em março de 1975, em sua primeira versão, o programa passou a ser transmitido em cores, mas logo foi suspenso, por causa da morte de Oduvaldo Viana Filho. No ano seguinte, Paulo Pontes, que substituiu Vianninha como redator principal, também viria a falecer.
Nos primeiros episódios da versão atual, a atriz Suely Franco participava da série como Juva, namorada de Seu Floriano. Na versão original a personagem chamava-se Joventina e era vivida por Elza Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário