quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Afinal, o que querem as mulheres?, Estreia hoje: André Newmann busca responder o que Freud jamais conseguiu

A partir de ideia original de Luiz Fernando Carvalho, o seriado “Afinal, o que querem as mulheres?” conta a aventura de um jovem escritor e psicólogo obcecado por responder a pergunta que Freud jamais conseguiu: afinal, o que querem as mulheres?

Com seis episódios, o seriado foi escrito por João Paulo Cuenca, com coautoria de Michel Melamed e Cecília Giannetti, e texto final do próprio diretor Luiz Fernando Carvalho.

As atrizes Paola Oliveira, Bruna Linzmeyer, Letícia Spiller, Maria Fernanda Cândido, Vera Fischer, Letícia Sabatella, Lavínia Vlasak e Eliane Giardini interpretam algumas das muitas mulheres que passam pela vida de André (Michel Melamed). Também participam do elenco os atores Rodrigo Santoro, Dan Stulbach, Osmar Prado e Tarcísio Meira, entre outros.
imagem andre
André.5
Obcecado por responder “afinal, o que querem as mulheres?” – pergunta formulada, e nunca elucidada, por Sigmund Freud, o criador da psicanálise –, André Newmann (Michel Melamed) é um jovem escritor às voltas com sua tese de doutorado em Psicologia. Para concluir seu estudo, ele se aventura em perigosos territórios, como salões de beleza, clubes e sex shops, colhendo depoimentos das mais diversas mulheres.
Em sua busca pela compreensão do feminino, André conta com a ajuda de seu orientador-psicanalista, Dr. Klein (Osmar Prado), que nos delírios de seu pupilo é enxergado como o próprio pesquisador austríaco nascido em meados do século XIX.
Sua dedicação é tanta, que a tese se mistura à sua vida, e vice-versa. Isso, porém, acaba por afastá-lo de sua mulher, Lívia (Paola Oliveira).
imagem livia
Paola-Oliveira-4
Namorados há cinco anos, desde que se conheceram em uma fila de cinema, Lívia e André dividem um apartamento em Copacabana. Apesar do enorme amor que sente pela artista plástica, durante sua pesquisa o escritor parece não ser mais capaz de enxergar sua própria mulher. Está soterrado pelos inúmeros desejos femininos e cego aos desejos de Lívia.
Decidida – e bem mais mulher do que André é homem –, ela o abandona e dedica-se à sua primeira exposição individual.
imagem celeste
Ainda apaixonado e sofrendo a perda, o psicólogo procura aconchego no colo de sua supermãe, Celeste (Vera Fischer), que se multiplica em diversas facetas e personalidades, mas sempre amando seu filhote incondicionalmente. Ele também encontra refúgio na boêmia ao lado dos amigos Zing (Rodrigo Pandolfo), Laura (Alessandra Colassanti), Miguel (Antônio Karnewale) e Ana (Fernanda Félix).
Se André não conseguiu compreender seu grande amor, Lívia, o mesmo não se pode dizer das mulheres. A publicação de seu trabalho se torna um best-seller e a fama vira sua companheira. Aparentemente o escritor conquistou o impossível: decifrou o feminino!
imagem tatiana
E é na fila de autógrafos de seu livro que André conhece Tatiana (Bruna Linzmeyer), uma russinha maluca lindíssima que, apesar da pouca idade, sabe muito bem o que quer! Atrapalhado com tamanha insistência amorosa, o psicólogo não sabe o que fazer com as mãos ou o cérebro – e assim seu corpo cede à tentação da jovem, que o devora em suas brincadeiras. A saudade de Lívia, contudo, permanece.
imagem rodrigo
Rodrigo-Santoro
Ainda desconcertado com tantas mudanças, mais uma reviravolta acontece com André. Sua vida e sua tese sobre os desejos femininos se transformam em um seriado de televisão estrelado por nada mais nada menos do que: Rodrigo Santoro (Rodrigo Santoro)! Em um intenso e desastrado laboratório, o ator passa a perseguir André, como seu verdadeiro duplo.
O embate entre o que é representação e o que é realidade, a aparência versus a verdade, inquieta André. Ao se confrontar com sua própria vida, os limites entre “o que foi” e “o que poderia ter sido”, entre o acaso e a intenção, ficam cada vez mais confusos para o escritor. Junto a isso, ele também precisa lidar com o fato de que sua ex-mulher, Lívia, começou a namorar o marchand Jonas (Dan Stulbach), o homem perfeito. Um metrossexual que mora em uma cobertura perfeita em frente ao mar de Copacabana.
André oferece, então, Tatiana a Rodrigo Santoro e se entrega a todas as mulheres, esbaldando-se em sua solteirice.
imagem mulheres
Em hotel luxuoso, onde passa a morar, o escritor experimenta todos os gostos do feminino, em encontros mais ou menos desastrosos e cômicos, Paola-420x250
tentando preencher o vazio deixado por Lívia. Os excessos desse mergulho hedonista de bebedeiras e noites mal dormidas culminam em um “piripaque” no coração – André acaba sendo retirado de ambulância de um cabaré. No hospital, ele sonha com seu velório, onde reencontra todas as mulheres da sua vida e Freud, em uma espécie de acerto de contas em formato de musical.
Ao acordar dessa imersão em suas lembranças – e por que não dizer, imersão em suas angústias? –, o psicólogo tem a ideia de escrever outro livro, alterando o objeto de estudo: “afinal, o que querem os homens?”. A nova publicação, todavia, é um fracasso, o que o leva à falência e a voltar à casa de sua mãe.
Em uma trajetória contrária, Lívia brilha, ao lado de Jonas, em sua nova exposição. A força dos traços marcantes com que pintava retratos de mulheres solitárias deu lugar a quadros com imensos florais, com em uma explosão de cores.
imagem romeu
É nesse momento de fragilidade que André conhece Amâncio Flores (Osmar Prado), um radialista almofadinha e sensacionalista, que o convida para apresentar o programa de conselhos amorosos: “André Newmann Show!”. Em seu primeiro dia no novo trabalho, ele é surpreendido com uma ligação ao vivo de Romeu (Tarcísio Meira), seu pai, um cowboy on the road que abandonara a família há 20 anos. Após um tumultuado reencontro no meio da rua, transmitido ao vivo, pai e filho acabam presos. Essa adversidade, porém, reaproxima os dois.
Se por um lado a vida amorosa de André continua indo mal – Lívia, o amor que lhe escapou entre os dedos, se casa com Jonas –, por outro, Dr. Klein anuncia sua aposentadoria e oferece a seu discípulo o consultório. Curiosamente, Tatiana é uma de suas primeiras pacientes. Com uma espécie de amnésia provocada por trauma após ter sido abandonada por Rodrigo Santoro, que a deixou para fazer um filme em Los Angeles, a russinha maluca é curada por um ético Dr. André, mais amadurecido.
imagem sophia
Numa noite em que vai ao cinema sozinho, o psicanalista conhece Sophia (Letícia Spiller), uma mulher despojada, sincera e que preserva a alegria de uma criança. Nessa mesma noite, os dois se entregam à paixão, mas não sem medos. Ao ver um anúncio do Instituto Beijamenta, que mede a compatibilidade entre casais, ela insiste em fazer o teste. Apesar de o resultado dar negativo, os dois decidem ficar juntos e formam uma família com o nascimento de Maria (Maria Alice Martins / Gabriela Carius). Alguns anos depois, o casamento acaba. André, contudo, reaprende a amar o feminino através dos olhos e da alegria singela de sua filha. O afeto que ele sente pela pequena dá a ele um novo contorno ao amor: a liberdade.

‘Afinal, o que querem as mulheres’ estreia quinta-feira, dia 11, e será exibido logo após ‘Clandestinos‘.

Nenhum comentário:

Postar um comentário