segunda-feira, 26 de abril de 2010

"Rede Manchete", O Começo

A campanha de lançamento da Rede Manchete de Televisão impressionava e causava enorme expectativa. Para vê-la em tamanho real.
Finalmente o tão esperado dia chega. Em 5 de junho de 1983, um domingo, entrava no ar a Rede Manchete de Televisão. Com cinco emissoras espalhadas em importantes cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Recife e Fortaleza, e também uma forte afiliada, a TV Pampa de Porto Alegre, a programaçao da nova rede era aberta por Adolpho Bloch com um pronunciamento onde o empresário mostrava aos telespectadores o resultado dos dois anos de investimento. Adolpho Bloch fechou o discurso com a seguinte frase:"Deixo com vocês, meus amigos, a Rede Manchete de Televisão. Ela está no ar".
Adolpho Bloch durante o discurso que inaugurou a Rede Manchete.
A partir desse momento uma imagem impressionante invadia os lares do Brasil: o logotipo da Manchete sobrevoava várias cidades do nosso país como uma nave espacial. Além da imagem futurista, a música caracteristicamente jovem encanatava os ouvidos dos telespectadores. O logotipo, depois de sobrevoar as cidades onde a rede possuía emissoras, pousava sobre o prédio da sede carioca: um espanto! A vinheta de abertura da Rede Manchete era uma das coisas mais avançadas que se tinha visto até então. A tecnologia da emissora mostrava-se ameaçadora. Até aquele momento, nunca se tinha feito algo com semelhante grau de sofisticação na televisão brasileira. E tudo isso só era possível porque a emissora possuía um departamento gráfico denominado Manchete Computers Graphics que era simplesmente um dos mais modernos do mundo.



Depois da abertura foi exibido um show intitulado "Mundo Mágico", que ameaçou a liderança, ficando, em muitos momentos, com uma audiência superior à do "Fantástico". O Show foi exibido das 20hs às 22hs e tinha como propósito mostrar o que seria a nova rede. Adolpho Bloch prometia uma emissora calcada em um forte dueto : qualidade e tecnologia.

Para dar o tom jovem à "TV do Ano 2000", a emissora estreiou repleta de vinhetas com músicas derivadas da canção "Videogame", composta pelo conjunto pop "Roupa Nova" em 1983. Num trabalho minucioso, a equipe da Manchete criou várias canções a partir da original. De todas as vinhetas, que incluía a vinheta de abertura da programação até as vinhetas interprogramas, a que trouxe uma música mais fiel à original "videogame" foi a abertura do "Jornal da Manchete". Paulinho, o vocalista do "Roupa Nova" disse que o grupo espresta ainda a voz para as vinhetas de quase todas as rádios do Rio de Janeiro, entre elas Globo, Tupi, JB, Transamérica FM e também às extintas Manchete AM e FM.
O Show não parou por aí. Às 22hs, entrava no ar a superprodução inédita "Contatos Imediatos de Terceiro Grau", de Steven Spilberg. A partir de então, a recém-nascida Manchete liderou a audiência, ficando com cerca de 29 pontos percentuais, bem longe da segunda colocada.

No ponto de vista das outras emissoras o que surgia era uma emissora jovem, forte, com profissionais de ponta e tecnologicamente incomparável. A Manchete estava preparada para entrar na guerra. A estréia insinuava que a Rede de Adolpho Bloch vinha para brigar pela liderança tanto da audiência, quanto do faturamento.

Estava no ar a "TELEVISÃO DE PRIMEIRA CLASSE" ou "A TV DO ANO 2000", como anunciavam seus slogans.

O INÍCIO DE UMA GRANDE JORNADA DE SUCESSOS
Primeiramente, a filosofia da Manchete seria oferecer ao público uma opção de qualidade em nossa televisão, sempre dando ênfase ao jornalismo e se mostrando moderna, avançada, forte e jovem. A rede estreou com uma programação que contava basicamente com o tripé formado por jornalismo, filmes e musicais. O Jornal da Manchete em muito lembrava a recém-inaugurada CNN dos EUA. A programação traria premiadas séries americanas como "Os Caçadores de Aventura", além de filmes de renome como "Guerra nas Estrelas" e "Terremoto" e ainda consagradas produções do cinema mundial.

Anúncio em uma revista, demonstrando o perfil adotado pela emissora nos dois primeiros anos

No ano da inauguração, merece destaque o programa "Bar Academia". O programa entrou no ar no dia 15 de agosto de 1983, apresentado por Walmor Chagas e dirigido por Maurício Shermman. A idéia era valorizar a Música Popular Brasileira, criando um ambiente agradável para que os artistas pudessem mostrar seu talento em um clima de muita conversa. O cenário era uma mesa de bar com imagens de artistas de nossa MPB ao fundo. O programa tinha ainda como entrevistadores o jornalista Sérgio Cabral e o Poeta Geraldo Carneiro. Um dos momentos de destaque aconteceu quando Tom Jobim e Chico Buarque se encontraram e cantaram juntos no programa.


Em 1984, a Rede Manchete transmitiu com esclusividae o Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. A já consagrada completa cobertura das revistas do Grupo Bloch acabou se repetindo de forma positiva na TV, que contava, naquela época, com modernos equipamentos que em muito auxiliaram na transmissão. A emissora liderou a audiência, ficando acima dos 30 pontos percentuais.

Surgia também neste ano, o Jornal da Manchete Edição da Tarde, de segunda à sexta às 12:30.

Em junho a Manchete estreava suas transmissões esportivas com a cobertura das Olimpíadas de Los Angeles. As transmissões tiveram a participação de Paulo Stein, apresentador da "Manchete Esportiva", que foi praticamente um dos fundadores da emissora.

Ainda em 1984, surgiu a idéia de se produzir uma minissérie. A paixão pela retratação histórica de seus diretores, levou a emissora e seus até então inexperientes funcionários em dramaturgia, a produzir , naquele ano, a série A Marquesa de Santos. Protagonizada por Maitê Proença, a atração estreou em agosto do mesmo ano e atingiu um audiência média de 7 pontos percentuais, colocando a emissora em terceiro lugar no horário. Nesse embalo, a rede produziu ainda mais duas minisséries: Santa Marta Fabril e Tudo em Cima.

No ano de 1985, mais precisamente no mês de janeiro, entrava no ar o programa Clube da Criança, apresentado pela modelo Xuxa Meneghel, namorada do ex-jogador de Futebol Pelé. O programa tinha a direção de Maurício Shermman. Era o primeiro programa com um auditório composto unicamente por crianças na televisão.
Xuxa fez sucesso à frente do Clube da Criança.

SEGUNDO COMEÇO
Não obtendo a audiência e o faturamento almejados na época da estréia e buscando uma maior diversidade de público, Adolpho Bloch aprova a produção de novelas e seriados. A emissora abriu seus cofres e já, no início de 1985 entrava no ar a novela Antônio Maria, juntamento com o seriado Tamanho Família. Para se ter uma idéia, Antônio Maria, embora tivesse sido co-produzido com a TV Portuguesa, custou mais de 5 bilhões de cruzeiros. Esse seria o segundo começo da Rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário