terça-feira, 15 de junho de 2010

Ooops!: Globo tem 2º maior ibope do ano, mas desaba em relação a 2006

A estreia do Brasil na Copa rendeu à Globo o segundo maior ibope do ano. Dados em tempo real de ibope (números ainda não consolidados), obtidos com exclusividade por Ooops!, apontam que o jogo teve média em torno de 45 pontos. É menos que o capítulo final da novela “Viver a Vida”, que marcou 46,5 pontos. Cada ponto vale por 60 mil residências sintonizadas na Grande São Paulo.

Durante os 90 minutos da partida, a TV aberta como um todo arrebatou 67% de televisores ligados, sendo que 65% desses estavam sintonizados na Globo.

Apesar do recorde, o ibope da Globo desabou se comparado com a estreia do Brasil na Copa da Alemanha. Naquele dia 13 de junho de 2006, na vitória do Brasil sobre a Croácia por 1 a 0, a Globo teve média de 66 pontos, com 73% de share (a % de TVs sintonizadas). Havia 90% de TVs ligadas na ocasião.

Os dados preliminares apontam que a Band ficou com média em torno de 11 pontos. SBT e Record oscilaram em torno dos 3 pontos.

Vários fatores podem explicar a queda da Globo em relação a 2006. O mais óbvio é a TV a cabo, hoje presente em seis milhões de domicílios no país (contra 4 milhões quatro anos atrás), bem como a internet.

No momento em que o jogo começou a Globo marcava 41 pontos. O primeiro tempo terminou com 44 pontos. Após o segundo gol brasileiro a média foi a 46 pontos, segundo a medição do ibope em tempo real.

Até o momento, o segundo maior ibope nesta Copa está com o jogo Argentina 1 x 0 Nigéria, com 24 pontos de média. Já o jogo de menor audiência foi Holanda 2 x 0 Dinamarca, ontem: 12 pontos.

Delay

Em relação à TV aberta, a transmissão do jogo pela TV paga teve de cinco a 10 segundos de atraso na Grande SP, dependendo da operadora. Já quem assistiu ao jogo pelo portal da Globo sofreu mais do que fã de seriado diante de spoiler’: o atraso chegou a 32 segundos.

Ricardo Feltrin

UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário